PROJECTO IDI ARISEN

- ARISEN - INOVAÇÃO EM LUBRIFICAÇÃO PARA UMA MANUFATURA SUSTENTÁVEL -

- ARISEN - INOVAÇÃO EM LUBRIFICAÇÃO PARA UMA MANUFATURA SUSTENTÁVEL -

PROJECT ARISEN - Inovação em Lubrificação para uma Manufatura Sustentável

  • Os óleos de corte são produtos cruciais nos processos de maquinação. Atuam minimizando o atrito na interface trabalho-ferramenta e servem como agente de arrefecimento para evitar perdas de energia e calor. Também protegem as máquinas contra a corrosão. prolongando a vida útil das peças das máquinas e aumentando a eficiência da produção. Com o rápido crescimento da industrialização a procura global por estes fluidos tem aumentado exponencialmente. No entanto, a maior parte dos óleos de corte consistem em produtos petrolíferos que são tóxicos, não biodegradáveis e prejudiciais para o ambiente.
  • A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente a par da escassez das reservas de petróleo e a necessidade de reduzir a dependência dos produtos petrolíferos têm levado à procura de fluidos de lubrificação alternativos baseados em fontes renováveis. O desenvolvimento de biolubrificantes é uma abordagem razoável para resolver as preocupações ambientais e atingir os objectivos de sustentabilidade.
  • É aqui que entra o projeto ARISEN.
  • O ARISEN é um projeto transdisciplinar que combina as competências e capacidades complementares de um fabricante de lubrificantes da Turquia, BELGIN OIL, o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e a TOOLPRESSE como empresa de maquinação industrial e como utilizador final.
  • O objectivo do projecto é desenvolver um lubrificante biodegradavel, esperando impactar positivamente todo o sector de processamento de metais, tornando a sua produção mais ecológica e sustentável.
    Durante os últimos anos, o consórcio investigou, concebeu e desenvolveu uma formulação, efectuando os respectivos testes de maquinação em ensaios prévios, dos quais selecionou o produto com o melhor desempenho de maquinação em todas as ligas metálicas estudadas.Neste momento a decorrer a fase de produção piloto, da qual resultará a validação do produto final e produção de pequenos lotes e respectiva validação final, avaliação de custos e análise de impacto ambiental.
  • Para mais informação consultar os documentos abaixo:

 


 


 

  • Comparison of the Effects of Vegetable Oils such as Castor and Canola Oil and Polyol Esters on the Metalworking Performance of AL 6061 and Al 7075 Metal Alloys
  • The Eurasia Proceedings of Science, Technology, Engineering & Mathematics (EPSTEM), 2022

 


 

- ARISEN - INNOVATION IN LUBRICATION FOR SUSTAINABLE MANUFACTURING -

13/06/2024

 

About the Author: Marketing