PROJETO ARISEN NA NEWSLETTER DA COMPETE 2020
- PROJETO ARISEN NA NEWSLETTER DA COMPETE 2020 -
O número 369 da Newsletter Compete 2020, emitida no dia 20 de outubro, contou com a participação de Martinho Soares, da Toolpresse, que falou sobre o novo projeto de pesquisa: ARISEN - Inovação em lubrificação para fabricação sustentável.
- O número 369 da Newsletter Compete 2020, emitida no dia 20 de outubro, contou com a participação do Diretor de Operações e ID&T da Toolpresse, Martinho Soares, que falou sobre o novo projeto de pesquisa: ARISEN - Inovação em lubrificação para fabricação sustentável.
- O projeto ARISEN é um projeto de investigação e desenvolvimento transdisciplinar que combina as competências e aptidões complementares de três parceiros: a Toolpresse promotor líder do consórcio, o CENTIMFE e a BELGIN OIL, fabricante de lubrificantes Turco.
- O projeto ARISEN tem como objetivo o desenvolvimento de um óleo de corte biodegradável apto para utilização em sistemas MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante) no processamento por corte por arranque de apara das ligas de titânio (Ti) e alumínio (Al). Este desenvolvimento e o seu uso em sistemas MQL possibilitará a produção de componentes metálicos em ligas de Ti e Al de elevado valor acrescentado, nomeadamente componentes para a indústria aeronáutica e automóvel, e alavancarão a indústria metalomecânica para um mais elevado nível de desempenho produtivo e ambiental, e ainda ajudará a promover o bem-estar da população. O projeto irá oferecer um novo óleo de corte biodegradável, livre de óleo mineral, para processamento sustentável por corte por arranque de apara das ligas de Ti e Al. A técnica MQL, sendo já conhecida pelo seu contributo para a redução da quantidade de fluidos de refrigeração consumidos, terá agora uma substancial melhoria pelo uso de um óleo biodegradável, constituindo-se como uma técnica de refrigeração e/ou lubrificação mais sustentável perante as abordagens tradicionais de refrigeração por inundação, e ao contribuir para reduzir o elevado consumo de emulsão (mistura de água e óleo) no processamento das referidas ligas. Os resultados positivos serão transpostos para o processamento de outros materiais, nomeadamente os ferrosos, contribuindo deste modo para uma indústria metalomecânica mais sustentável, onde se incluem os moldes e ferramentas especiais.
- Ler o artigo completo em https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/179948-ARISEN-Testemunho-NL369-20102022
24/10/2022