- Código do projecto: POCI-01-0247-FEDER-179948
- Medida: Projetos de I&D Industrial à escala Europeia
- Custo Total Elegível: 338.796,95€
- Apoio Financeiro: FEDER - 244.628,61€
- Período de execução: 01-09-2021 A 30-06-2023
- Objectivo: Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação.
Projetcs
PROJECTOS
- Estes são os projectos aos quais estamos dedicados:
ARISEN
ARISEN
PAC- Portugal AutoCluster for the Future
- Nome do projecto: ARISEN - Innovation in Lubrication for Sustainable Manufacturing
PAC- Portugal AutoCluster for the Future
- Síntese do Projeto
- O projeto ARISEN - Innovation in Lubrication for Sustainable Manufacturing é um projeto internacional desenvolvido com o apoio da iniciativa SMART EUREKA.
- Este projeto tem como objetivo alcançar o processamento por corte por arranque de apara e a fabricação sustentável de ligas de titânio e ligas de alumínio com uma quantidade mínima de lubrificante (MQL), tendo por base um novo lubrificante livre de óleo mineral e biodegradável.
- A empresa turca Belgin Oil será responsável pelo desenvolvimento do novo lubrificante biodegradável.
PAC - PORTUGAL AUTOCLUSTER FOR THE FUTURE
PAC - PORTUGAL AUTOCLUSTER FOR THE FUTURE
PAC- Portugal AutoCluster for the Future
- Nome do projecto: PAC- Portugal AutoCluster for the Future (nº 46085)
- Código do projecto: POCI-01-0247-FEDER-046095; LISBOA-01-0247-FEDER-046095
- Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
- Entidade beneficiária: SIMOLDES- PLÁSTICOS, S.A. (Líder), CCG, CEIIA, CENTITVC, CITEVE, CONTROLAR, CRITICAL MANUFACTORING, ERT TEXTIL, INEGI, INESC TEC, IPN, IPL, ISQ, IST, MICROPLÁSTICOS, MOBINOV, AAPICO MAIA, SCHMIDT LIGHT METAL, TMG, TOOLPRESSE, UNIV. AVEIRO
- Data de aprovação: 09-06-2020
- Data de início: 01-07-2020
- Data de conclusão: 30-06-2023
- Custo total elegível: 7.998.174,16 €
- Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 5.294.145,89 €
- ÂMBITO
- O projeto PAC, liderado pela Simoldes Plásticos, S.A., é um programa mobilizador estritamente alinhado com o plano de ação do Cluster Mobinov – Cluster Automóvel de Portugal. Decompõe-se em 6 PPS que se traduzem no desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias, processos e produtos que promovam um novo posicionamento do cluster automóvel nas cadeias de valor globais do carro do futuro. As tecnologias a desenvolver centram-se nas áreas de arquiteturas de veículos do futuro, interiores do futuro, estruturas e exteriores do futuro, tecnologias de sensorização e conectividade e tecnologias de produção flexível e digital. Estruturado para uma duração de 36 meses, apresenta um consórcio, formado por 9 entidades empresariais e 12 entidades não empresariais, dotado de competências científicas e tecnológicas capaz de atingir os objetivos propostos, prevendo-se a conquista de uma dimensão e impacto multissectorial e multiregional.
- OBJECTIVOS
- PPS1 – Novas arquiteturas de veículos do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos conceitos e novas formas de desenvolvimento e validação de produtos, tendo em conta as tendências do automóvel conectado, elétrico e autónomo.
- PPS2 – Interiores do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente, seguindo a tendência de thrid living space.
- PPS3 – Estruturas e exteriores de futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente as estruturas.
- PPS4 – Tecnologias de sensorização e conectividade: Capacitar a indústria para novas competências na área da conectividade e sensorização.
- PPS5 – Tecnologias de produção flexível e digital: Desenvolver, testar e demonstrar novas tecnologias, metodologias e processos para a transformação digital do cluster automóvel nacional, no contexto da indústria 4.0.
- PPS6 – Gestão, coordenação e disseminação: Garantir a gestão e coordenação do Projeto PAC, nomeadamente na vertente de gestão técnico-científica, administrativa e financeira e, ainda, de divulgação ampla e demonstração dos resultados.
NOTÍCIAS:
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NOTÍCIAS:
- TOOLPRESSE MEMBRO DO PROJETO MOBILIZADOR PAC
- https://toolpresse.pt/pt/portugal-autocluster-for-the-future-pt/
- - PAC - PORTUGAL AUTOCLUSTER APRESENTA PRÓTOTIPO VEÍCULO DO FUTURO -
- https://toolpresse.pt/pt/veiculo-de-demonstracao-do-projecto-pac/
- - SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS FINAIS DO PROJETO PAC -
- https://toolpresse.pt/pt/apresentacao-de-resultados-projecto-pac/
- E estes são alguns dos projetos já concluídos:
STAMPING CUTOFF DETECTION
STAMPING CUTOFF DETECTION
Stamping Cutoff Detection – Inovador sistema de deteção de anomalias em peças estampadas
- Nome do projecto: Stamping Cutoff Detection – Inovador sistema de deteção de anomalias em peças estampadas
- Código do projecto: POCI-01-0247-FEDER-038445
- Objectivo principal: Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação
- Região de intervenção: Alentejo
- Entidade beneficiária: Toolpresse – Peças Metálicas por Prensagem, Lda.
- Data de aprovação: 24-04-2019
- Data de início: 14-10-2019
- Data de conclusão: 13-09-2021
- Custo total elegível: 338.589,76 EUR
- Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 226.735,12 EUR
- ÂMBITO
- O aparecimento de anomalias durante o processo de estampagem nos componentes realizados assume particular importância como fator de ineficiência da operação e consumo de recursos. Uma das anomalias frequentes no processo de estampagem são as marcas de rombos. A ocorrência deste fenómeno é de carácter aleatório e imprevisível, e implica a perda dos componentes produzidos e da matéria-prima utilizada.
- Tendo em conta a frequência deste tipo de fenómenos e o seu impacto na economia das empresas, é urgente desenvolver métodos que minimizem as consequências deste defeito.
- OBJECTIVOS
- É propósito deste projeto investigar e desenvolver um sistema de deteção da presença de rombos no interior da ferramenta durante o processo de estampagem e que proceda à paragem do sistema máquina-ferramenta de forma autónoma e imediata, para permitir ao operador a retirada do rombo no interior da ferramenta.
- A metodologia proposta baseia-se:
- - Na análise dos fatores que originam a permanência do rombo no interior da ferramenta,
- - No desenvolvimento de um sistema de deteção da presença de rombos no interior da ferramenta,
- - Na integração do sistema de deteção de rombos com os meios de produção de forma fiável e na sua integração com o atual sistema de controlo do processo de estampagem existente e por último, a sua integração no restante sistema de monitorização do controlo de produção.
Tooling 4G
TOOLING 4G – Advanced Tools for Smart Manufacturing
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- Nome do Projecto: TOOLING4G - Advanced Tools for Smart Manufacturing
- https://tooling4g.toolingportugal.com/
- Código do Projecto: POCI-01-0247-FEDER-024516
- Entidade Beneficiária: Toolpresse – Peças Metálicas por Prensagem, Lda.
- Data de início: 01-03-2018
- Data de conclusão: 28-02-2021
- Custo total elegível: 257.695,22€
- Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 166.781,37€
TOOLING 4G – Advanced Tools for Smart Manufacturing
- O Projeto TOOLING 4G agrega 19 empresas oriundas dos sectores de moldes e plásticos, uma empresa de software e 11 entidades não empresariais, entre elas, 1 entidade sectorial e 10 entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com currículo de inovação, em torno de uma indústria e cluster estratégicos.
- Procura gerar conhecimento, antecipar e acelerar capacidades e soluções inovadoras para o mercado internacional no âmbito do Cluster Engeering & Tooling.
- A inovação do TOOLING 4G está focada nas cadeias de valor do tooling e envolve:
- – Novos moldes e ferramentas (integração);
- – Novos processos e tecnologias de produção e de automação;
- – Novas formas de organização do sistema produtivo “tooling”.
- Espera-se desenvolver também no âmbito TOOLING4G várias inovações centradas principalmente nos materiais, produtos e processos e na endogeneização das tecnologias e paradigmas organizacionais usualmente englobadas no conceito de Indústria 4.0.
- O projeto é apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Programas Mobilizadores e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE2020 e do Lisboa2020.
Mobinov
MOBINOV - Cluster Automóvel
Safeforming
SafeForming – Sistema Inteligente de Prevenção de Defeitos em Componentes Estampadas a Frio
- Nome do projecto: SafeForming – Sistema Inteligente de Prevenção de Defeitos em Componentes Estampadas a Frio
- Código do projecto: POCI-01-0247-FEDER-017762
- Objectivo principal: Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação
- Região de intervenção: Alentejo
- Entidade beneficiária: Toolpresse – Peças Metálicas por Prensagem, Lda.
- Data de aprovação: 10-01-2017
- Data de início: 01-01-2017
- Data de conclusão: 31-07-2020
- Custo total elegível: 1.129.056,49 EUR
- Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 669.178,85 EUR
- ÂMBITO
- A estampagem é um processo com alta cadência e a custo baixo mas que em certas circunstâncias, conduz a falhas graves como o aparecimento de fissuras. A recorrência deste problema diminui a competitividade das empresas.
- OBJECTIVOS
- O objectivo do projecto é desenvolver uma metodologia inteligente para prever e prevenir a ocorrência de fissuras nas diferentes fases do processo e na produção dos componentes estampados a frio.